No âmbito da Semana de Arquitetura celebrada pelo Colégio Oficial de Arquitetos de Tenerife, La Gomera e El Hierro (Espanha), os Prêmios Oraá de Arquitetura foram concedidos, distinguindo as melhores realizações arquitetônicas dos últimos 10 anos nas ilhas de Tenerife, La Gomera e El Hierro.
O reconhecimento espanhol destaca novas obras, restaurações, reabilitações, paisagismo, espaço público e arquitetura de interiores, bem como distinções especiais para arquitetos em destaque por sua carreira profissional, nomes emergentes, patrocínio e melhor fotografia arquitetônica.
Estes são os projetos vencedores:
Nova construção: habitação
Primeiro Lugar: Agrupamento de 8 moradias com visadas
/ Virgilio Gutiérrez Herreros + Eustaquio Martínez García
Declaração do júri: a alternativa ao espaço turístico residencial que se afasta do pitoresco tradicional e do branco minimalista é valorizada, para se aproximar do movimento moderno dos anos 60 de grande tradição na ilha, onde jardins e espaços de sombra e terraços eles contribuem para criar a atmosfera de férias. Vale a pena notar a solução dos terraços longitudinais na direção da inclinação e perpendicular às vistas, que enquadram a paisagem e dão maior abertura visual da casa, tornando o todo permeável à paisagem distante da ilha de La Gomera.
Menção: Casa Chris / Javier Pérez-Alcalde Schwartz + Fernando Aguarta García
Declaração do júri: a topografia exigente transforma-se em arte, água da chuva, basalto ressonante, um passeio, um ritual de sensações que é percorrido enquanto a luz do teto penetra através das sombras. Tudo começa em uma garagem que se esconde atrás do atraente concreto texturizado e se abre para um jardim que sobe em direção à luz. Acima, tudo é luminosidade, paredes brancas, horizontes azuis, acima do espaço é habitado com letras maiúsculas. Uma pequena oliveira, solitária, nasce da paisagem da memória; os cardones, tabaibas, peras espinhosas são a paisagem do lugar. Projeto excepcional.
Obra nova: outros usos
Premio ex aequo: Tenerife Espacio de las Artes / Herzog & de Meuron + Virgilio Gutiérrez Herreros
Declaração do júri: destaca-se sua implantação no local como um edifício paisagístico que se alia à geometria do barranco, assumindo a complexidade do entorno a ser atravessado pelos fluxos da cidade ligando duas áreas de diferentes alturas que nunca foram conectadas: a Zona histórica da rua da Noria e do Mercado da Recova.
Prêmio ex aequo: Faculdade de Belas Artes, Universidade de La Laguna / GPY Arquitectos
Declaração do júri: obra muito representativa do período de crise. Destaca-se a economia de meios materiais e formais em um local hostil, perto de uma rodovia e uma rotatória de trânsito, e no espaço residual do layout do campus universitário. Com um único gesto, um loop, o edifício é capaz de se impor com poder não apenas na escala da autoria e do nó de tráfego, mas na paisagem das montanhas, enrolando-se como uma caligrafia para criar seu próprio ambiente.
Mneção: Spa Hotel Mencey / Corona Amaral Arquitectura
Declaração do júri: a correta implantação nos jardins do hotel Mencey é valorizada, seguindo a tradição clássica do pavilhão no jardim, que é colocado no solo quase como um móvel, permitindo a transparência dos jardins ao mesmo tempo que a intimidade necessária.
Modalidade: Restauração e Reabilitação
Prêmio: Habitação de reabilitação no porto de La Madera / Alejandro Beautell García
Declaração do júri: É valorizada a atmosfera obtida com recursos elementares, a materialidade de concretos e pinturas na mesma gama cromática de cinza a quase preto dentro e fora, é contrastada e equilibrada com as aberturas envidraçadas em direção à paisagem rochosa adequado para o norte de Tenerife.
Mención: IV fase do Museu da Natureza e Homem / Cabrera Febles Arquitectura, Paisaje y Urbanismo
Declaração do júri: restauração e reabilitação de um antigo hospital civil, um Manuel de Oraá, um BIC ... um projeto moderno de museu, com um programa complexo e uma longa jornada: fase I, fase II, fase III ...; Fase IV: fim ou início de uma metamorfose? alguns pátios que se tornam praias de dia, onde as crianças soam, onde a música soa, onde a luz soa; o museu se torna passeios misteriosos sob o luar, tesouros escondidos, aventuras e descobertas. Uma sala de reuniões onde a arquitetura nos acolhe, nos cativa e se difunde para abrir caminho para o conhecimento, arte, cultura, patrimônio, ciência.
Arquitetura paisagística e projetos de espaço público
Prêmio: Praça España de Adeje / Fernando Martín Menis
Declaração do júri: destaca-se a sua condição de varanda e observatório da paisagem, permitindo-lhe atuar como pano de fundo de qualquer atividade pública, dando destaque à planta baixa, cuja dobra e inflexão, por sua vez, resolve os elementos do mobiliário urbano, com grande economia de meios.
Menção: Remodelação da Plaza de España e seus arredores (escopo 1) / Herzog & de Meuron + Virgilio Gutiérrez Herreros
Declaração do júri: espaço público que qualifica um lugar preexistente de grandes distorções visuais, enfatiza a grande predominância do vazio, o que permite uma grande versatilidade no uso público da praça, destacando a iluminação noturna lúdica que confere um ambiente justo.
Arquitetura de interiores
Prêmio: Reforma e acessibilidade do Círculo de Belas Artes de Tenerife / Fernando Martín Menis
Declaração do júri: É valorizada a resolução como morfogênese do solo, adquirindo uma dimensão escultural e arquitetônica que estabelece uma continuidade visual com a rua, e sua capacidade de se tornar referência e imagem do Círculo.
Menção: Fábrica de Inovação Turística (FIT) / GPY Arquitectos
Além disso, o júri entregou as seguintes distinções:
- Trajetória profissional: José Ángel Domínguez Anadó e Francisco Artengo Rufino
- Arquitetos emergentes: Alejandro Beautell
- Patrocínio: Tenerife Space of the Arts
- Melhor fotografia de arquitetura: Joaquín Ponce de León
O presidente do júri foi Argeo Semán Díaz, decano do Colégio Oficial de Arquitetos de Tenerife, La Gomera e El Hierro (COACTFE), enquanto o resto do júri era composto por María Luisa González, arquiteta nomeada por proposta da Escola de Arquitetura do Universidade de Las Palmas de Gran Canaria; Pablo de Souza Sánchez, arquiteto nomeado por proposta da Universidade Européia das Ilhas Canárias; Flora Pescador Monagas, arquiteto nomeado por proposta da Real Academia de Belas Artes das Ilhas Canárias (RACBA); Evelyn Alonso Rohner, arquiteta nomeada pelo Conselho Diretivo da COACTFE; Pía Oramas González-Moro, arquiteta nomeada pelo Conselho Diretivo da COACTFE; Víctor M. Acosta Díaz, membro do Conselho de Administração da COACTFE, como secretário do júri.
Vía Colegio Oficial de Arquitectos de Tenerife, La Gomera y El Hierro.